Artigo

AS AMINAS BIOGÊNICAS COMO INDICADORES DA QUALIDADE DA MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM ANIMAL

March 01, 2022

As aminas biogênicas são compostos nitrogenados formados a partir da descarboxilação de aminoácidos ou então pela desaminação e transaminação de aldeídos e cetonas. Em outras palavras, as aminas biogênicas são formadas pelo processo de desnaturação de compostos previamente existentes em produtos vegetais e animais.

 Mas afinal, qual a importância das aminas biogênicas na indústria de rendering? É sabido que em alguns materiais, a presença de aminas biogênicas está associada ao crescimento microbiano indesejado. Ou seja, a quantidade de aminas biogênicas presentes na matéria-prima a ser processada poderia indicar a deterioração deste material por desenvolvimento de população microbiana. Alguns trabalhos de pesquisa mostraram que os níveis de histamina, putrescina e cadaverina aumentam significativamente quanto mais deteriorada for a matéria-prima de pescado ou de carne a ser processada. Além do substrato a ser degradado, a temperatura de armazenamento (entre 25-35°C) e o pH (entre 5,5 e 6,0) são parâmetros considerados ideais para a produção de aminas biogênicas a partir da desnaturação de aminoácidos e proteínas.

 Para evitar a formação de aminas biogênicas e preservar por mais tempo as características organolépticas e a qualidade nutricional das matérias-primas de origem animal, a Eurotec Nutrition desenvolveu a linha Stop Acid. Formulado com a sinergia entre ácidos orgânicos e princípios ativos  conservantes, os aditivos Stop Acid permitem que a matéria-prima não sofra degradação microbiana e deste modo não ocorra a formação de aminas biogênicas. Em um estudo realizado na UNESP utilizando vísceras cruas de aves como substrato, Stop Acid reduziu em 93,58% a concentração de putrescina, 16,87% a concentração de cadaverina e 86,53% a concentração de histamina quando adicionado 4 kg/ tonelada de matéria crua, mostrando o potencial conservante que a linha Stop Acid proporciona.

 A linha Stop Acid é composta por aditivos conservantes em pó e nas versões líquidas Stop Acid Soft XL e Stop Acid RM. Todos os aditivos da linha Stop Acid possuem uma ótima distribuição na matéria-prima a ser tratada, o que garante um efeito prolongado, adequando a situações de espera de processamento e transporte dos resíduos de frigoríficos e abatedouros.

 Quando o assunto é preservar matérias-primas e evitar a formação de aminas biogênicas, a Eurotec Nutrition vai além!

Privacidade e Cookies

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse.
Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.