Notícias

Parceria Eurotec Nutrition - UNOESC no desenvolvimento de novos projetos

15 de junho de 2020

Em tempos de grandes preocupações sanitárias a nível mundial e com o estabelecimento da necessidade de implantação dos conceitos de saúde única (conjunto de atividades que englobam práticas e tomada de decisões com respeito à saúde animal e humana), torna-se fundamental o desenvolvimento e a validação de alternativasseguras e que propiciem o auxílio no controle sanitário na avicultura.

Para isso, através do setor de Avicultura da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC Xanxerê, estamos trabalhando em um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de uma nova ferramenta para utilização na avicultura de corte nacional, pensando em melhora na qualidade de cama, no controle da proliferação de cascudinhos e na redução do desafio sanitário dos lotes.

No primeiro teste, estão sendo avaliados os efeitos da utilização de Euroguard Soft IV sobre a proliferação microbiana, contagem de Salmonella e demais parâmetros de qualidade de cama, como pH, umidade e atividade de água, acompanhando toda a sua evolução durante os lotes. Para isso, estão sendo acompanhados três aviários, alojados no mesmo dia, nos quais foi realizada a aplicação de Euroguard Soft IV sobre a cama, durante o período de intervalo entre lotes. No segundo teste, está ocorrendo a validação da utilização de uma nova ferramenta no controle de cascudinho, nos quais temos dois aviários sendo acompanhados, nos quais também foi aplicado o produto sobre a cama durante o intervalo entre lotes. Está sendo efetuada a avaliação da curva de presença de larvas e de cascudinhos em fase adulta durante período de criação.

O trabalho está sendo conduzido pelo Núcleo de Ciência e Pesquisa Aplicada a Monogástricos – NUPAM/UNOESC, em parceria com a Eurotec Nutrition. Nosso grupo de pesquisa está inserido dentro do Programa de Pós-Graduação (Nível de Mestrado) em Sanidade e Produção Animal da UNOESC Xanxerê. Nosso grupo trabalha há seis anos com pesquisa e desenvolvimento tecnológico na avicultura, com linhas de pesquisa direcionadas ao desenvolvimento de alternativas aos antibióticos melhoradores de desempenho na produção animal, de enzimas e aditivos na nutrição de monogástricos. Possuímos estrutura para a condução de trabalhos de desempenho, ensaios de metabolismo, digestibilidade e saúde animal.

Privacidade e Cookies

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse.
Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.